PPGGEO | 3305-1181 (Ramal 2408) / 99128-6351 |

 

Técnicas Mineralógicas equipado com Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) e Difração de Raios-X (DRX). O MEV opera em alto e baixo vácuo e modo ambiental (pressão variável), o que permite analisar amostras condutivas, ou não, e materiais in natura. Além da captura de imagens de elétrons secundários e retro-espalhados, possui outros dois detectores acoplados que permitem a realização de microanálises químicas semiquantitativas (EDS) e análises de catodolumiscência. O DRX permite análise de materiais cristalinos sólidos (fases constituintes de rochas) bem como, materiais industriais (por ex. cerâmicas, cimentos, escórias, entre outros).        

Analises isotópicas: em fase final de implementação possibilitará a preparação de amostras de rochas e minerais mediante tratamento químico para análise de isótopos das sistemáticas Rb-Sr, Sm-Nd e Pb-Pb.

Laboratório de Laminação e Preparação de Amostras. Conta com equipamentos para trituração, moagem e separação de minerais e preparação de seções delgadas.

Laboratório de Microscopia dotado com microscópios petrográfico de luz transmitida e refletida com câmera digital, contador automático de pontos.

Laboratório de Geoquímica dotado com cromatógrafo iônico para análises de água.

Outros laboratórios parceiros compreendem espectrometria de absorção atômica, fluorescência de raios-x e infravermelho e de análises termogravimétricas, existem em outros programas da Universidade Federal do Amazonas.

Além da nossa infraestrutura também são usados laboratórios de instituições parceiras como INPA, CPRM-Manaus, IG-UnB, IAG/USP, IG/USP, etc.

PPGGEO | 3305-1181 (Ramal 2408) / 99128-6351 |