PPGGEO | (92) 3305-2869 / 3305-2863 (R. 217) / 99128-6351 |

Linha 1: Petrologia, Metalogênese e Evolução Crustal

Tem como foco desenvolver pesquisas integrando estratégias de trabalho transdisciplinares visando compreender a evolução geológica do cráton Amazonas e de outras regiões da plataforma Sul-americana. Envolve estudos sobre geoquímica e petrogênese de minerais e rochas, de suítes ígneas, associações metamórficas, e de jazidas minerais nos diferentes contextos geotectônicos. Destacam-se três focos principais:

1. Investigar fontes do magmatismo, da formação de rochas cristalinas e dos processos evolutivos usando parâmetros geoquímicos, petrogenteticos e isotópicos.
  2. Estudo de processo metasomáticos e de alteração hidrotermal de rochas, visando entender mineralizações associadas, estilos e controles de geração-precipitação de jazidas minerais, envolvendo caracterizações metalogeneticas, de interação fluidos rochas hospedeiras e parâmetros físico-químicos de fluidos mineralizantes e paragênese mineral para modelar a origem da jazida.
  3. Análise da evolução metamórfica de terrenos mediante associações minerais, caraterização da deformação, estudos de química mineral para interpretações PT-t.. Análise estrutural de terrenos e cinturões deformados com ênfase na determinação de seu padrão geométrico e cinemático, e estudo de petrotramas para modelar mecanismos de colocação de plútons.

Os projetos de pesquisa são comumente desenvolvidos com a participação de vários docentes, usando técnicas analíticas modernas, laboratórios próprios e de outras intuições. Geralmente envolvem o uso de dados isotópicos com fins petrológicos, metalogenéticos, e determinísticos de idades de rochas e de eventos geológicos da história evolutiva das rochas da região amazônica.

Linha 2: Geologia Sedimentar e Meio Ambiente

A linha de pesquisa Geologia Sedimentar e Meio Ambiente é composta por pesquisadores que possuem experiência nas áreas de sedimentologia, estratigrafia, geoquímica, paleontologia, mineralogia, petrografia e geologia ambiental, com pesquisas desenvolvidas em diferentes unidades estratigráficas das bacias sedimentares brasileiras, destacando-se as sequências paleozóicas e meso-cenozóicas das bacias do Amazonas e Solimões. Como também desenvolve pesquisas relacionadas ao tema ambiental em diferentes frentes de atuação. As pesquisas são estão agrupadas de acordo com os seguintes focos:

A) Estudossedimentológicos, estratigráficos e paleontológicos voltados à evoluçãosedimentar e paleoambiental de unidades sedimentares de bacias brasileiras, com ênfase nas bacias do Amazonas e Solimões, partindo de aspectos intrinsecamente relacionados, como bioestratigrafia, paleoecologia, micropaleontologia, petrografia, proveniência sedimentar; geoquímica orgânica e isotópica; e

B)Estudos das mudanças ambientais quaternárias, com o objetivo de fornecer subsídios à reconstrução do clima global e ao funcionamento atual dos ecossistemas amazônicos; exploração sustentável de minerais e de recursos hídricos (superficial e subterrâneo), tendo como base o planejamento e a gestão do meio físico; e aplicação e reuso dos minerais (industriais ou não) voltados para a tecnologia ambiental e caracterização de ambientes contaminados, sejam solos, sedimentos ou mananciais hídricos.

PPGGEO | (92) 3305-2869 / 3305-2863 (R. 217) / 99128-6351 |