Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

O programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEO) foi implantado em 2000 e, atualmente, mantém o Curso de Mestrado em Geociências, sendo um único curso de Pós-Graduação em Geociências da Amazônia Ocidental.

Há grande diversidade de rochas cristalinas que ocorrem no Cráton Amazônico associadas às bacias paleozoicas intracratônicas do Solimões e do Amazonas, e que possibilitam um amplo desenvolvimento de estudos na área de geociências. Diante disso, o mestrado está estruturado em duas linhas de pesquisas:

1) Petrologia, Metalogênese e Evolução Crustal

2) Geologia Sedimentar e Meio Ambiente.

As dissertações, os projetos e os trabalhos de campo do PPGGEO, procuram contemplar a diversidade e pluralidade científicas adequadas à região Amazônica. A estrutura curricular e o corpo docente buscam uma abordagem multi e interdisciplinar associada a uma infra-estrutura laboratorial em expansão, que permita aos alunos adquirir uma formação profissional fundamentada em conhecimentos científicos.

Os processos seletivos são semestrais, a documentação e os critérios de seleção são regidos por editais específicos. São ofertadas, via de regra, 12 vagas por semestre e oferecidas bolsas de estudos da CAPES, CNPq e FAPEAM.

Após o ingresso no programa o discente é obrigado a totalizar 24 créditos (sendo no mínimo 8 em disciplinas obrigatórias) e a se submeter ao exame de qualificação no período máximo de 16 meses, após o ingresso no PPGGEO. 

 

Fim do conteúdo da página